Dicas para melhorar a responsabilidade com os deveres de casa de seu filho

Essa ações são mais eficientes se iniciadas com a criança na idade pré-escolar.

- Estimule a criança através de seu interesse nas novidades que vem aprendendo na escola desde pequeno, logo ao entrar na escola.

- Estimule a criança a ter a responsabilidade de saber se há ou não dever de casa desde cedo. Pergunte sempre; se a resposta for que não sabe faça ela pensar sobre a aula e concluir se existe ou não algum dever.  A responsabilidade tem que ser da criança. Não faça por ela, já abrindo mochila e anotação na agenda.

- Mostre ao seu filho seu interesse no que ele tem aprendido na escola e no seu rendimento. Comece desde pequeno. Veja com atenção os desenhos e peça para ele explicar como fez ou teve a ideia. Sempre valorize o empenho e a evolução.

- Apoie as orientações da escola. Não critique a professora ou escola na frente da criança. Não fale que ache uma bobagem tal dever ou a atividade. Tire as suas dúvidas junto a escola e não com a criança. Ao questionar a escola você está desestimulando seu filho a levar com seriedade a escola e os estudos.

- Deixe claro que o dever de casa é responsabilidade dele. Não é obrigação dos pais. O responsável pode tirar dúvidas o fazendo pensar e não dar respostas. Se ele diz não saber nada peça para deixar em branco e procurar auxílio com a professora na aula. Se ele for muito tímido, escreva na agenda ou oriente o próprio a escrever na agenda (quando criança já alfabetizada), indique para a professora que seu filho está com dificuldades.

- Organizar o espaço para o estudo. A criança tem que ter um local próprio para o estudo com todos os objetos que precisa organizados. Isso evita dispersão e distrações.

- Estipular o horário para os deveres de casa e manter como rotina.

- Estimular o hábito de leitura. Para isso, os pais tem que dar exemplo lendo livros, artigos e revistas na presença das crianças.

- Elogiar os filhos no seu empenho e capricho nos deveres de casa.

- Observar qual matéria o seu filho está tendo maior dificuldade e estimular a estudar mais essa matéria. É recomendado que a criança tenha um caderno para estudo. Esse caderno não deve ser usado na escola.
Leve seu filho para escolher o caderno do personagem que mais o agrada. Nesse caderno o responsável pode deixar exercícios da matéria com mais dificuldades ou deixe instruções, como “leia o capítulo 1 do livro” ou “faça resumo das páginas seguintes”.

Com essas medidas a criança criará uma rotina e o hábito de aprender e estudar sozinha. Pais tem uma tendência a sempre fazer junto os deveres da escola quando os filhos são pequenos. Isso dificulta que a criança consiga se desenvolver sozinha.

Comentários

Postagens mais visitadas