Manifestações Psíquicas na Menopausa


A menopausa é uma fase da vida da mulher em que acontece um declínio nos níveis hormonais,  acompanhado de alterações físicas e psíquicas.

As manifestações psíquicas são mais comuns em mulheres que sofrem com fogachos ou com história de doenças psiquiátricas pré existentes ou sem muitas ferramentas psicológicas para encarar mudanças na vida.

As alterações comportamentais mais comuns são: tristeza acentuada, cansaço maior do que o esperado para as atividades do cotidiano, redução da libido, irritabilidade, ansiedade,  ganho de peso,  insônia inicial (demorar muito para começar o sono), despertares noturnos, insônia tardia (acordar muito mais cedo do que o habitual), sono não reparador  (dorme a noite toda mas ao acordar parece que passou a noite em claro) e alteração de memória.

As mudanças comportamentais estão associadas a vários aspectos psicológicos que surgem com frequência nessa fase. As mulheres se sentem desvalorizadas pelos filhos (normalmente é uma fase que são mais independentes e não buscam tanto a genitora). Costumam se sentir “muito velhas” e valorizar os pontos negativos da maturidade, tais como tonicidade da pele e vigor físico. Sentem-se menos feminina, cansadas, não se sentem tão belas como antes, com libido baixa e entristecidas .


O tratamento é multidisciplinar. É  necessário o acompanhamento com psiquiatra, psicólogo, nutricionista e ginecologista. Todos devem estar em sintonia para melhora rápida da paciente .

Comentários

  1. É assim que me sinto. Velha, com insônia, não se tem um sono reparador,desvalorizada ... Exatamente isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas