Avaliação Neuropsicológica

Este artigo foi escrito pela neuropsicologa Marcia Ferreira em que ela explica a importância da avaliação neuropsicológica.

A avaliação neuropsicológica é realizada por um profissional especialista em Neuropsicologia.
A Neuropsicologia é uma ciência que busca relacionar a manifestação comportamental de transtornos cognitivos, emocionais e da personalidade à problemas estruturais ou funcionais do cérebro. De forma resumida, a Neuropsicologia é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento.

Avaliação Neuropsicológica é um método empírico de exame que se aplica a vários contextos e que possibilita o mapeamento de funções cognitivas deficitárias e preservadas, assim como características comportamentais relacionadas ao desenvolvimento da personalidade.

Na avaliação neuropsicológica são utilizados questionários, entrevistas, escalas e testes específicos e normatizados, que permitem além da mensuração dos resultados quantitativos de cada tarefa específica, a análise qualitativa do desempenho , o que é de grande importância na compreensão geral do paciente, seja esse criança ou adulto.

Após o levantamento dos dados é possível identificar se existe ou não um déficit, suas características clínicas, cognitivas e emocionais e os impactos que causam á vida acadêmica, profissional e social do paciente. 

A avaliação neuropsicológica ajuda a família, a escola e os profissionais envolvidos na compreensão do comportamento do paciente, assim como suas capacidades e limitações. Ajudando no diagnóstico e no tratamento mais indicado.


 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas