Dormir mal

Saiu no O Globo de 3 de abril de 2011 : Dormir mal compromete o crescimento das crianças e pode levar ao alcoolismo e envelhecimento celular. Esse alerta foi feito Pela Organização Mundial de Saúde nessa semana, como resultado de estudo com os habitantes da Europa.
O hormônio do crescimento só é liberado durante o sono profundo. Esse hormônio nas crianças é responsável pelo crescimento; já nos adultos aumenta o tônus muscular e da pele, além de dar energia. Com a deficiência desse hormônio há um prejuízo no crescimento das crianças e adolescentes e um envelhecimento mais rápido nos adultos.
Muitas pessoas com a intenção de iniciar o sono mais rápido (ou combater uma insônia inicial) começam ingerir bebida alcoólica antes de dormir. Se trata daqueles que dizem que tomam apenas uma taça de vinho ou uma dose de whisky para relaxar. Sem notar, muitos vão aumentando essa dose de relaxamento e passam a ter problemas decorrentes de bebida alcoólica.
É claro que muitos outros problemas vão surgindo graças a noites mal dormidas, como maior aumento da ingesta de cafeína durante o dia, aumento do consumo de cigarro nos fumantes, baixa concentração e problemas de memória , aumento da incidência de diversas doenças (hipertensão e diabete, por exemplo) e alteração do humor.
Esse estudo europeu citado refere que muitas das pessoas não sabem que dormem mal. Elas pensam que dormem a noite toda mas não conseguem aprofundar o sono. Um dos motivos referidos, nos centros urbanos, está relacionado ao barulho. Pessoas que residem próximas de avenidas, aeroportos, bares e boates tendem a se acostumar com o barulho e pensar que estão dormindo bem. Mas, pelo fato dos ouvidos estarem atentos ao barulho, o cérebro recebe uma mensagem de estresse constante. Ele tenta identificar durante toda noite aquele barulho, fazendo com que a pessoa não se aprofunde no sono. Isso faz com que as pessoas, mesmo pensando que dormiram bem, sintam-se sempre cansadas, mesmo no início do dia.   

Comentários

Postagens mais visitadas