Dicas Para Pais Diante de Filhos com Irritabilidade do TDAH


A irritabilidade no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tende a acontecer em situações em que a criança ou adolescente foi contrariado ou frustrado. É necessário que os pais identifiquem o que antecede a irritabilidade do filho, e registrem com o profissional que está atendendo seu filho.

Deve ser conversado com o filho que foi observado que ele tem ficado muito irritado diante de determinadas situações. Por exemplo, sempre que a mãe desliga o vídeo-game, no horário de desligar a TV para dormir, ou quando recebe um não para alguma solicitação, a irritação aparece.

Essa conversa não pode ser no momento em que seu filho está irritado. Isso só vai desgastar a relação. No momento da crise de irritabilidade, os pais devem deixar os filhos sozinhos. Deve-se dizer claramente que haverá consequencias, por exemplo, ficar no quarto só, até se controlar e poder voltar ao convívio familiar. Não é um castigo, mas uma medida educativa, para ele aprender a lidar melhor com as suas emoções. Se for uma criança maior ou adolescente pode se combinar que ele coloque na porta do quarto um aviso de que precisa de um tempo controlar a irritabilidade.

Dentro dessa relação pais e filhos deve sempre haver o respeito. É sempre melhor ter a conversa em um momento de tranquilidade, abordando os fatores que predispõe essa irritabilidade. Com isso as crianças portadoras de TDAH vão ficar mais atentas às situações e melhorar o controle emocional, cada vez mais.

Os pais devem sempre valorizar os pontos positivos dos filhos e os progressos que vem apresentando.    Assim como fazer alguns acordos (“combinados”), onde melhorando em suas obrigações e na forma de lidar com as suas frustrações, ele possa conquistar alguns direitos e desejos.

Sempre é recomendado ser acompanhado e orientado por um profissional qualificado, que possa acompanhar seu filho e ajudar nesse crescimento.

Comentários

Postagens mais visitadas