Prevenção ao Suicídio: Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é o dia mundial de combate ao suicídio. O Mês de setembro foi o escolhido para se ter campanhas e foi denominado como mês Amarelo.

Diversas reportagens têm surgidos para informar a população. No Rio de Janeiro o Cristo Redentor no dia 10 desse mês estava iluminado por uma luz amarela. É muito assustador o aumento de casos de suicídio. Só no último ano, houveram 12000 casos de suicídios no Brasil. Esses são os dados oficiais, sabendo que muitos casos não entraram nessa estatística. Não foi incluído, por exemplo, se a pessoa que morreu atropelada na estrada, mesmo se ela se jogou na frente do veículo. 

Sabemos que 90% dos casos de suicídio são decorrentes de doenças psiquiátricas. Entre 50% e 60% desses casos nunca buscaram tratamento psiquiátrico.

A informação é a melhor forma de prevenção. A pessoa que está sofrendo precisa ter noção de que seu sentimento é sintoma de doença e procurar ajuda. Ou o familiar ou amigo precisa identificar os sinais e sintomas e levar o paciente para um especialista.

Recomendo ler o artigo sobre Suicídio em jovens como a terceira causa de morte publicado nesse blog em 10 de julho de 2012. 

Assim como ler no link abaixo a cartilha publicada para combater o suicídio publicado pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Comentários

Postagens mais visitadas