Idosos com demência demandam cuidados no ambiente doméstico


Com o aumento da expectativa de vida, a incidência de demência vem aumentando bastante. Dos casos de demência, o Alzheimer representa 60% dessa população. As medicações que temos atualmente só melhoram os estágios iniciais da doença. Portanto, cada vez mais é importante associarmos medidas para tentar reduzir ou retardar ao máximo alterações da função cognitiva, comportamental e do funcionamento global.  

Algumas dessas estratégias são realizadas pelo familiar no ambiente doméstico que o idoso vive.

Sabemos que o esquecimento sempre vai ocorrer. Deve-se manter os objetos do seu cotidiano, móveis e porta retratos da forma como sempre foram acostumados. Deve-se evitar mudanças na arrumação dos móveis do quarto para não acelerar o esquecimento e provocar agitação. Se sempre curtiu uma prateleira no quarto onde mantinha os objetos de viagem que colecionava, deixe para ativar as suas memórias.

Para também reforçar as lembranças é sugerido manter álbuns de fotografia de fácil acesso ao idoso. Se gostava de músicas, estimule-o a ter contato com as músicas que apreciava. Assim como, assistir os programas de TV que apreciava. Por exemplo, gostava de ver programa esportivo, ligar a TV nesse horário.

Manter alguns hábitos, mesmo que não peça mais. Por exemplo, gostava de tomar o seu chá sentado numa determinada poltrona. Quando possível, ofereça seu chá nessa poltrona.

Deixar relógio e calendário de fácil acesso no seu quarto. Isso deve ser estimulado pelo familiar e cuidador para manter-se ligado aos horários e dias da semana e perceber as diferenças dos turnos no cotidiano. O quarto deve estar mais claro de dia preferencialmente com luz natural para auxiliar na diferenciação do dia para noite. É importante deixar claro as datas de visita para evitar angustia e espera. Por exemplo, seu neto nunca irá em uma terça no meio tarde visitá-la porque está trabalhando.

Em estágios moderados ou avançados, algumas mudanças podem deixar o idoso mais agitado e inseguro. Cores podem confundí-los e, por isso, deve-se preferir tonalidades mais uniformes e utilizar menos estampas em cortinas, colchas e toalhas de mesa. Casa com muitos espelhos podem assustar os idosos porque muitas das vezes não se reconhecem no próprio reflexo.

Sua autonomia deve ser estimulada ao máximo. Para tentar isso muitas vezes, é preciso etiquetar as gavetas do armário do quarto, banheiro e cozinha para poder se achar. Mesmo que antes era óbvio, que na gaveta do banheiro ficava a escova do cabelo e seu creme, coloque escrito. Assim, quando se esquecer o que fazer após escovar os dentes, poderá ler e se recordar, que tinha o hábito de escovar os cabelos e passar o creme.

Deve-se colocar barras de apoio no corredor, no box e ao lado do vaso sanitário. Assim, cria-se um apoio e a dependência física de um cuidador pode ser evitada por mais tempo. Deve deixar uma cadeira de plástico com braços dentro do box. Quando se cansar de ficar em pé no banho, pode sentar e relaxar.  O piso deve ser antiderrapante e a porta do box deve-se abrir para fora para evitar acidentes.

Deve se evitar tapetes e escadas para não tropeçar. Se são inevitáveis as escadas, devem colocar iluminação e marcas para chamar atenção para o final de cada degrau.

Deve ser mantida uma iluminação branca durante a noite. Muitos problemas são decorrentes de tombos ou batidas em móveis por não enxergar adequadamente. Uma outra sugestão é iluminação com sensor de movimento, assim, não vai precisar procurar o interruptor para acender a luz do banheiro, por exemplo.

Em fases mais avançadas, devem ser trocadas louças e copos de vidro por plástico. Assim como, proteger as quinas dos móveis para evitar acidentes.

Barulhos geralmente agitam muito o idoso e pioram sua confusão mental. Portanto, é recomendável um ambiente com isolamento acústico para reduzir o barulho que vem da rua ou do próprio movimento da casa.

Essas são algumas das medidas que devem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com demência.

   

Comentários

  1. Obrigado. Pequenos detalhes de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. Vou repassar para meus filhos.
    Muito Bom. Não se sabe o dia de amanhã.Ate para atender pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas